Clube Apresentação

 

Nota Introdutória

O Clube de Campismo do Concelho de Almada, tem como principal objetivo a divulgação e a promoção da prática de todas as modalidades de campismo. Somos um Clube que preserva o gosto pelas atividades ao ar livre, na procura do bem estar coletivo.

O CCCA, como popularmente é conhecido, foi fundado a 22 de Setembro de 1948, e desde 3 de Dezembro de 1979 foi classificado como Instituição de utilidade pública, coletividade de reconhecidos méritos no movimento campista português e no movimento associativo de Almada. Um Clube, que ontem, como hoje, procura proporcionar o bem estar dos seus associados, funcionários, e de quem nos visita.

Tem ao dispor para lazer e férias dos seus associados, alguns parques de campismo, um alojamento local no apoio às atividades praticadas pelo clube que constituem a base para o desenvolvimento e promoção da prática de todas as modalidades de campismo e de iniciativas de carácter recreativo, cultural, social e turístico. Das atividades realizadas pelo Clube são de salientar:

  • Recolha anual de sangue;
  • Acampamento comemorativo do aniversário;
  • Acampamento anual da Juventude;
  • Espetáculos musicais;
  • Bailes tradicionais;
  • Grande Noite do Fado;
  • Mostra Filatélica ;
  • Exibições do Grupo Coral;
  • Exibições do Grupo de Teatro;
  • Exposições Várias;
  • Campigina (Sarau anual de ginástica);
  • Exibições da Classe de Ginástica e HIP-HOP;
  • Provas de Ciclismo (BTT);
  • Grande Prémio anual de atletismo (Almada–Costa de Caparica);
  • Correpraia – Prova de atletismo realizada no areal entre a Costa de Caparica e a Fonte da Telha (ida e volta).

O Clube de Campismo do Concelho de Almada tem a sua sede social na Rua Capitão Leitão, em Almada e conta com mais de onze mil associados. Administra e explora desde 3 de Julho de 1970, o Parque de Campismo da Praia da Saúde (Costa de Caparica), desde 3 de Novembro de 1998 o Parque de Campismo da Maçã (Sesimbra), tendo ainda disponível o alojamento do CCCA Algarve  o Monte Loureiro (Raposeira – Vila do Bispo), do qual é proprietário.

 

Missão

Divulgar, promover e facilitar a prática de todas as modalidades de campismo através de acampamentos, passeios culturais e recreativos, provas de marcha e de orientação, montanhismo, espeleologia e outras atividades afins.

Proporcionar lazer, desporto, cultura e apoio lúdico aos jovens nas suas instalações, parques de campismo, e outros necessários às atividades praticadas pelo Clube.

Promover e desenvolver a prática de atividades desportivas amadoras, destinada a todos os grupos etários e que sirvam de complemento às atividades campistas.

Promover iniciativas de carácter recreativo cultural, social e turístico que tenham em vista a promoção dos associados e que, pela sua natureza, não contrariem a letra e o espírito dos estatutos.

Manter relações cordiais e de cooperação com todos os clubes e secções de campismo, em especial com a Federação Portuguesa de Campismo.

 

Títulos Honoríficos

A 3 de Dezembro de 1979 – O Clube obteve a classificação de Instituição de utilidade pública, por despacho da então 1ª Ministra Maria de Lurdes Pintasilgo, publicado em Diário da Republica (2ª Série de 11-12-1979).

Em 1986 – O CCCA, adquiriu a qualidade de “Sócio Honorário” da Sociedade Filarmônica União Artística Piedense e é lhe atribuído o galardão “Distinção de Mérito”, pela Federação Portuguesa de Campismo.

Em 1998 – É distinguido com a medalha de “Mérito Associativo” pela Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio. No mesmo ano recebe reconhecimento público de “Serviços Prestados”, pela Região de Turismo de Setúbal e adquiriu a qualidade de “Sócio Honorário” da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense.

Em 1999 – O CCCA, é feito “Sócio Honorário” pelo Clube de Campismo de Lisboa.

No dia 3 de Julho de 1999 – No cinema da Academia Almadense, o CCCA teve a honra de ser galardoado com a medalha da Cidade de Almada, entregue pela Sra. Presidente da Câmara Maria Emília Sousa Neto.